Mitologia e Terapia

Espaço Livre - Estudos Psicanalíticos



Encontros Terapêuticos

Módulo 1

Desenhando Mandalas - os efeitos benéficos e pacificadores das mandalas; seu uso prático na superação de fobias (síndrome do pânico).

Módulo 2

Deusas da Lua e o Sagrado Feminino - a mulher e suas fases. Identificar a multiplicidade do perfil feminino nas suas manifestações aparentemente contraditórias, antagônicas e paradoxais, através das deusas da lua Ártemis, Selene, Hécate e Lilith; Phoebe e Leto. Identificar e comparar as diversas deusas da lua: desde a prosaica deusa Selene até a intensa e primitiva deusa da lua negra Lilith.

Módulo 3

Conflitos entre mães e filhas e avós: a repetição como destino? Mensagens bruxas, tão frequentes no discurso materno, podem ser identificadas pelas filhas e não repetidas aos seus filhos, de modo a não corromper essa relação de amor, mesmo que pautada pela ambivalência. (Deméter e Perséfone; Medusa, a mãe má.)

Através da mitologia é possível construir novos caminhos para a aquisição de auto-conhecimento, identificar razões de muitas de nossas dificuldades emocionais e ao mesmo tempo desenvolver novos padrões de comunicação que venham a facilitar uma vida conscientemente auto-dirigida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS 300 DE ESPARTA - UMA VISÃO FILOSÓFICA DO FILME

Conflitos Recorrentes entre Mãe e Filha

SÍNDROME DO PÂNICO - O mito se mostra verdadeiro quando você experimenta a transformação.