O QUE É O HOMEM? VISÃO FILOSÓFICA

A filosofia, nascida do ventre amoroso dos mitos, tem sido a Grande Mãe paciente, cuidadora, cujas mãos de maravilhosa habilidade tecem mantos para agasalhar a alma inquieta dos homens, e lógicas formais para satisfazer e acalmar suas mentes antigas e seus egos modernos; mãos que acalentam as filhas ciências, enquanto estas se entregam ao profícuo labor nas busca de conhecimentos,(exibindo algumas vêzes o sorriso arrogante de quem se reconhece necessário e competente na arte de desvendar e explicar o universo.) Filha vaidosa, rainha do século XXI, a ciência corre o risco de tornar-se o mito pret-a-porter da atualidade.

A filosofia convida o homem a trilhar caminhos novos, e velhos caminhos de modos diferentes; aproxima-se delicadamente, observa com paciência indizível o transformar-se constante do ser humano, eternamente envolvido na árdua tarefa de realizar-se através do trabalho e da liberdade, porque onde existe a práxis existe vida; onde existe escolha existe a manifestação da vontade, do desejo, e eis que aí o homem existe!

Segundo Marx, o sustento é o principal impulso do homem. Para Freud, é a libido. Eu pergunto: é possível viver sem comida e sem sexo?

"Confie nos seus sentidos e não nos seus conceitos e preconceitos." Fritz Pearls

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conflitos Recorrentes entre Mãe e Filha

"Façamos o que é bom no tempo oportuno." Eclesiastes, cap. 11 (Bíblia)

OS 300 DE ESPARTA - UMA VISÃO FILOSÓFICA DO FILME