Descrição deste blog: com +partilhar

A ideia primeira é relacionar a elaboração dos mitos e a prática dos ritos com a prospecção feita pela psicanálise na mente inconsciente, e tentar estabelecer uma aproximação entre a ciência (psicanálise, assim estabelecida por Freud) e a espiritualidade (intuição, própriocepção, transpessoalidade, fenômenos mediúnicos) como exemplos contidos no devir (Heráclito), ambos, ciência e espiritualidade, igualmente comprometidos com a manifestação de seriedade e competência para explicar o mundo e seus fenômenos.

O mito fala da experiência humana, ("fala de nós mesmos" segundo J. Campbell) da intuitiva sabedoria demonstrada desde sempre através do fluxo constante dos eventos psíquicos, acausais, arquetípicos, surpreendentes não só pela "absoluta naturalidade" (natureza) de sua ocorrência como também pela regularidade com que se manifestam no tempo e no espaço. Ocorrem aleatoriamente o tempo todo, em todos os lugares e na vida de todas as pessoas (ad infinitum).

Este blog tem por norte a afirmação de que a espiritualidade é uma dimensão da psique humana; de que o homem é um sistema integrado em movimento contínuo de expansão e contração (Homem=Universo); de que o Todo é maior que a soma das partes (Gestalt)...

"Qual vida se vive além da realidade, a lenda realidade?" (Bockmann)

"Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo o entendimento." (Clarica Lispector)

Comentários

  1. A espiritualidade é um fenômeno Quântico da psique humana e o seu entendimento proporciona o desenvolvimento de uma Teologia Quântica que proporcione saude, alegria e paz de espírto para quem a pratique.
    A ESPIRITUALIDADE PLENA DE LUZ


    A espiritualidade é uma manifestação da realidade espiritual do ser humano. A consciência espiritual começou a despertar na mente humana , já no homem de Neandertal, que enterrava seus mortos com reverência e algum ritual, por acreditar na continuação da vida espiritual.
    Por paradoxal que pareça, para entendermos a espiritualidade humana é bom seguirmos os passos do progresso da ciência, que reduzindo a matéria nos seus elementos chegou à anti-matéria ou vácuo quântico, substância escura , sem massa que pervade mais de 90% do cosmo observável.É o fundo imóvel de energias em equilíbrio que quando vibra cria matéria e consciência cognitiva, é a causa em potência que se transforma em ato. "Aristóteles".
    Todo o universo material, inclusive o homem, provem de um processo organizacional ascendente, da não matéria para partículas, átomos, moléculas, e células neurais.... Portanto podemos identificar essa não matéria como um oceano espiritual no qual estamos submersos e em contato permanente, célula por célula.
    Interagimos constantemente com esse "Uno" espiritual através da nossa mente nos seus três níveis de consciência: espiritual, emocional e racional.
    O nível racional ou consciente é o mais recente desenvolvimento dos humanos, tem sua estrutura neural no córtex cerebral com conexões em série, o pensamento é processado por ondas cerebrais que são interpretadas pelo nível espiritual.
    O nível emocional ou inconsciente, instintivo nos animais, é inerente à vida em todas as suas formas, nos ser humano suas conexões neurais estão por todo o sistema nervoso em redes paralelas, seus registros são processados por ondas cerebrais que também são interpretados pelo nível espiritual.
    O nível espiritual ou super-consciente é a essência do programa do ser que precede a existência, no ser humano a consciência espiritual atua na base cerebral com uma onda de 200Hz (descoberta recente) que faz a leitura das ondas do consciente e inconsciente e devolve informação com inteligência, emoção e consciência, portanto a consciência inteligível e emocional é processada no cérebro e interpretada pelo espírito.
    Com o entendimento da ciência do ser espiritual, torna-se compreensível o poder da oração e da meditação, pois ambas requerem a focalização do pensamento em algum propósito, e as ondas do pensamento não precisam ganhar as alturas para chegar até Deus, pois o seu espírito está em contato conosco, célula por célula. "Vale lembrar o que foi dito hà dois milênios: "O reino de Deus está dentro de vós" ou "Deus é espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade" ou " A verdade vos libertará".
    Até agora o que foi conseguido em termos de saúde, alegria e paz de espírito por poucos pela fé, poderá ser alcançado por muitos pelo entendimento. Santo Agostinho escreveu: "Compreender para crer, crer para compreender", porque ele acreditava que não só o credo, mas também a razão aproxima o homem de Deus.
    E assim a aventura humana vai chegando ao seu topo com mais compreensão e consciência espiritual.
    Ivo da Silva Bitencourt 03/120/2008

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conflitos Recorrentes entre Mãe e Filha

"Façamos o que é bom no tempo oportuno." Eclesiastes, cap. 11 (Bíblia)

OS 300 DE ESPARTA - UMA VISÃO FILOSÓFICA DO FILME